Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

EUA, China e Índia elevam a extração de carvão

EUA, China e Índia elevam a extração de carvão

Em: 27/06/2017 às 14:12h por

Os maiores usuários de carvão do mundo - China, Estados Unidos e Índia - aumentaram a extração do mineral em 2017, numa mudança abrupta em relação à queda global recorde do ano passado na exploração desse combustível altamente poluente, e num retrocesso nos esforços para conter as emissões de gases responsáveis pelas mudanças climáticas.

Dados sobre a mineração analisados pela "Associated Press" mostram que a produção até maio aumentou pelo menos 121 milhões de toneladas, ou 6%, nos três países em comparação a igual período de 2016. A mudança é mais dramática nos EUA, onde a extração de carvão aumentou 19% nos primeiros cinco meses do ano, segundo dados do Departamento de Energia.

O destino do carvão parecia ter atingido um novo ponto baixo há duas semanas, quando a BP informou que a tonelagem extraída no mundo caiu 6,5% em 2016, a maior queda já registrada. China e EUA responderam por quase todo o declínio, enquanto na Índia houve um pequeno aumento.

Segundo especialistas, os motivos da reviravolta deste ano incluem as mudanças de política na China, mudanças nos mercados de energia dos EUA e o contínuo esforço da Índia para fornecer eletricidade às suas populações mais pobres. O papel do presidente Donald Trump de maior estimulador do carvão nos EUA, avaliam, teve um papel pequeno nessa mudança.

A popularidade do combustível caiu nos últimos anos, com o avanço das energias renováveis e do gás natural na China, que ajudou a conter os perigosos níveis de poluição urbana do ar decorrente da queima do carvão.

Se esse retorno do carvão se mostrar duradouro isso terá implicações para as metas de redução de longo prazo e nas esperanças dos ambientalistas de a China e a Índia emergirem como líderes no combate as mudanças climáticas.

A expectativa é de que o retrocesso nos EUA seja temporário, mas analistas concordam que o uso do carvão pela Índia continuará crescendo. Eles estão divididos sobre as previsões para a China ao longo da próxima década.

Fonte: Valor Econômico