Migração de consumidores menores para o ambiente livre impacta a operação da CCEE

Migração de consumidores menores para o ambiente livre impacta a opera

Em: 23/06/2017 às 13:56h por

Celebrada pelo mercado como um movimento positivo, a migração expressiva para o ambiente livre de consumidores de menor porte nos últimos anos tem sobrecarregado a operação da Câmara de Comercialização de Energia Elétrica. “A rotina é pesada”, revelou o presidente do Conselho de Administração da CCEE, Rui Altieri, durante debate na Agência Nacional de Energia Elétrica.

As novas adesões à CCEE  de unidades consumidoras com carga entre  500kW e 3 MW – classificadas como consumidores especiais – aumentaram 224% entre dezembro de 2014 e maio desse ano, e o número de participantes nessa faixa de consumo já chega a 4 mil, de um total de 6.381 agentes. No mesmo período, o número total de associados da Câmara –  formada por geradores, consumidores, comercializadores e distribuidores – cresceu 119%. Já os consumidores livres, que incluem segmentos com carga mais elevada, aumentaram 37% e hoje somam 863 associados.

O crescimento da representação dos consumidores na câmara aumentou o volume de trabalho e alterou a rotina operacional, segundo Altieri. Um exemplo disso é  a existência atualmente de 16 mil pontos de medição de energia, que aumentaram em razão dos novos entrantes. Além de administrar o aumento do número de participantes e, consequentemente, a quantidade de operações a serem contabilizadas e liquidadas, a CCEE assumiu desde o mês passado a gestão de fundos do setor elétrico que antes eram administrados pela Eletrobras, o que torna mais complexo ainda o trabalho executado pela instituição.

Somente em julho do ano passado a  câmara começou a habilitar os primeiro comercializadores varejistas, figura criada em 2013 com a finalidade de representar consumidores menores na estrutura da entidade. Atuam nesse segmento as comercializadoras Comerc Power, CPFL Brasil Varejista, EKCE Elektro, Copel Com, EDP C e Mega Watt. Juntas, elas atendem 11 clientes com contratos que somavam 6,7 MW médios em abril desse ano. Estão em processo de habilitação Safira, Nova Energia, Arcelor Mittal e Brookfield.

Fonte: Canal Enegia