Missão ao Cazaquistão apresenta iniciativas de SP para expansão do mercado de gás

Missão ao Cazaquistão apresenta iniciativas de SP para expansão do mer

Em: 23/06/2017 às 13:55h por

Em missão oficial à cidade de Astana, capital do Cazaquistão, o secretário de Energia e Mineração de São Paulo, João Carlos Meirelles, realizou nesta terça-feira, 20 de junho, encontros com empresários e representantes do governo local do setor de energia e gás natural. Meirelles se reuniu com o diretor geral da Gazprom, maior empresa da Rússia e maior exportadora de gás natural do mundo, que opera no Cazaquistão, para falar do esforço do estado de expandir o gás na matriz energética estadual utilizando ele como insumo de transição para as fontes renováveis.

O secretário também se reuniu com Rustam Suleimanov, presidente da Kaztransgas, empresa responsável pela operação de gás natural no Cazaquistão. Meirelles propôs a troca de experiências com as concessionárias Comgas, GasBrasiliano e Gás Natural Fenosa, que operam no estado. Em encontro com o vice-ministro de Investimento e Desenvolvimento do Cazaquistão, Aidarbayev Alik Serikovich, o secretário Meirelles apresentou o potencial de São Paulo para receber investimentos e convidou as empresas cazaques para conhecer o estado.

Finalizando as agendas da missão oficial, Meirelles foi recebido pelo presidente da Kazenergy, Timur Kulibayev, na sede da associação que reúne empresas de petróleo, gás e energia do Cazaquistão. De acordo com Meirelles, neste momento de dificuldade econômica que o Brasil passa é fundamental atrair investimentos externos para gerar emprego e renda. Ele viajou ao país para participar do Congresso Mundial de Engenharia e Ciência, onde apresentou no dia 19 o modelo de transição para as energias renováveis nos próximos 25 anos.

Fonte: Canal Energia