Unicamp e BYD planejam Centro de Pesquisa Fotovoltaica

Em: 22/06/2017 às 14:05h por

A Unicamp e a chinesa BYD assinaram na manhã da última quarta-feira, 21 de junho, uma carta de cooperação que prevê o repasse para a universidade de mais de R$ 5 milhões até 2020. A intenção é fundar um Centro de Pesquisas Fotovoltaicas e estabelecer parcerias em atividades de pesquisa e desenvolvimento científico e tecnológico. A solenidade contou com as presenças do reitor Marcelo Knobel, do pró-reitor de Pesquisa Munir Skaf, do vice-ministro de Indústria e Tecnologia da Informação da China Xin Guobin, da vice-presidente mundial da BYD Stella Li e do presidente da BYD no Brasil, Tyler Li.

De acordo com o reitor Marcelo Knobel, a cooperação vai contribuir com pesquisas de base e aplicadas, trazendo o conhecimento da Unicamp e a sua força de trabalho para os estudos que possam ser úteis para o desenvolvimento sustentável do país e do mundo. Ele enfatizou que na Unicamp já existem várias colaborações científicas com a China, além do Grupo de Estudos Brasil-China e do Instituto Confúcio, com o ensino de mandarim. O reitor também disse que a universidade é pioneira no estudo da energia fotovoltaica, tendo um grupo de competência de nível mundial na área. Na opinião do pró-reitor de Pesquisa, a parceria vai abrir novas possibilidades na área de pesquisa fotovoltaica. Munir Skaf detalhou a competência da Unicamp na área, por meio de três unidades de pesquisa: a Faculdade de Engenharia Elétrica e de Computação, o Instituto de Física “Gleb Wataghin” e a Faculdade de Engenharia Mecânica.

Segundo a vice-presidente da BYD, Stella Li, o compromisso da empresa com a instituição é criar um centro de pesquisa que será referência no país nessa matéria. Para ela, isso certamente levará a novas colaborações e parcerias, além da criação de empregos na busca por um desenvolvimento sustentável.

Fonte: Canal Energia