Usinas hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá passarão por modernização de turbinas e geradores

Usinas hidrelétricas de Ilha Solteira e Jupiá passarão por modernizaçã

Em: 12/06/2017 às 13:07h por

A Voith Hydro executará a primeira etapa de modernização de duas importantes usinas hidrelétricas localizadas no estado de São Paulo: Ilha Solteira e Jupiá. Há mais de 40 anos, a Voith participou de parte do fornecimento de turbinas e geradores para as mesmas usinas, que faziam parte de um dos maiores complexos hidrelétricos do mundo à época.

Ambas são controladas pela CTG Brasil, segunda maior geradora privada de energia do País, com capacidade instalada de 8,27 GW. Em 2015, após a concessão das usinas ter terminado, o Governo Federal brasileiro realizou um leilão, vencido pela empresa.

Nesta primeira fase, a Voith fará a reabilitação de quatro unidades geradoras – duas de Ilha Solteira e duas de Jupiá, com seus respectivos equipamentos auxiliares, além de sua Automação, fornecimento de transformadores e modernização de equipamentos de levantamento. Esse processo tem como objetivo restaurar os equipamentos até sua condição original, estendendo a vida útil e confiável das máquinas, aliado à redução dos custos de manutenção.

A Usina Hidrelétrica Engenheiro Souza Dias, mais conhecida como Jupiá, encontra-se no Rio Paraná, entre as cidades de Três Lagoas (Mato Grosso do Sul) e Castilho (São Paulo). No total, ela possui 14 unidades geradoras tipo Kaplan, que geram até 1.551,2 MW, e conta com dois grupos turbina-gerador para serviço auxiliar.

Fonte: Ambiente Energia