Estudo propõe melhorias para venda de energia de biomassa

Em: 09/06/2017 às 12:29h por

Os resultados do estudo das barreiras do Marco Regulatório do setor elétrico para venda de energia de biomassa foram apresentados em palestra ministrada no dia 24 de maio, na sede da União da Indústria de Cana-de-Açúcar (UNICA), em São Paulo. O trabalho levantou os entraves existentes no Marco Regulatório do setor elétrico que dificultam a participação mais expressiva da energia de biomassa de cana-de-açúcar e ainda propôs alternativas, que serão apresentadas ao governo para superar essas barreiras. A palestra teve a participação de representantes do setor sucroenergético de grupos como Raízen, São Martinho, Cocal, e suscitou um debate relevante acerca das barreiras regulatórias do setor elétrico para a venda de energia de biomassa.

O objetivo foi levar os resultados aos representantes do setor sucroenergético e propor uma discussão em cima das barreiras identificadas e das sugestões de melhorias propostas.

Foram identificadas no estudo 13 barreiras principais à expansão da bioeletricidade de cana-de-açúcar, dentre elas: a dificuldade do setor sucroenergético adquirir financiamentos em bancos para projetos; a instabilidade do preço-teto nos leilões; falta de sinal de planejamento de longo prazo para a biomassa; a imprevisibilidade no preço de venda no Mercado de Curto Prazo (MCP); curtos prazos de contratos no Ambiente de Contratação Livre; a precificação inadequada quanto a distância dos centros de consumo, ao benefício da sazonalidade, a baixa emissão de gases do efeito estufa e quanto ao fator social de geração de empregos.

Fonte: Ambiente Energia