Casa dos Ventos une eólica e solar no PI

Em: 09/06/2017 às 12:28h por

A Casa dos Ventos inaugura hoje o complexo eólico Ventos do Araripe III, com 359 megawatts (MW) de potência instalada, localizado na fronteira entre Pernambuco e Piauí. Segundo Lucas Araripe, diretor de Novos Negócios do grupo, há a possibilidade de acrescentar outros 120 MW ao complexo, por meio de placas solares que podem ser instaladas aproveitando a estrutura dos inversores das turbinas eólicas, transformando o parque em um complexo híbrido de energia eólica e solar.

Nos últimos dois anos, a Casa dos Ventos iniciou a operação de cinco complexos eólicos, somando 1,1 GW de potência e R$ 6,5 bilhões em investimentos no Nordeste. Quatro deles, porém, foram vendidos para que a empresa pudesse reciclar capital para investir em novos projetos.

No caso do Ventos do Araripe III, o plano é manter o ativo na carteira do grupo, ao menos por enquanto. "Não temos nenhuma conversa ou direcionamento para vendê-lo", disse Araripe.

Por enquanto, a ideia da companhia é investir para otimizar o ativo já existente. Uma possibilidade é instalar um software da GE que melhora a performance das turbinas dos aerogeradores.

"Também pensamos em aproveitar a turbina da GE na instalação dos painéis solares. Dentro da turbina há uma estrutura dos inversores que podemos aproveitar na instalação de painéis solares", disse Araripe. Esses painéis devem gerar aproximadamente um terço da potência instalada do gerador eólico. Assim, se forem instalados em todos os aerogeradores, chegariam aos 120 MW, somando 480 MW em todo o complexo.

Fonte: Valor Econômico