Petrobrás e Eletrobrás vão reforçar aportes no programa Avançar

Em: 09/06/2017 às 12:27h por

Em busca de uma agenda positiva para anunciar após essa semana decisiva no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o governo corre para fechar o programa Avançar, com obras ou etapas de obras importantes a concluir até o final de 2018. Antes restrito aos projetos tocados com recursos do Orçamento Federal, o programa ganhou nesta quinta-feira (8) novos componentes, com a inclusão de investimentos em energia a cargo de Petrobrás e Eletrobrás e o programa Minha Casa, Minha Vida.

Originalmente estimado entre R$ 53 bilhões e R$ 59 bilhões, o programa poderá ser acrescido de cerca de R$ 200 bilhões, se entrarem os investimentos das empresas estatais de energia, segundo fontes.

Por causa das dificuldades de caixa, o Avançar enfrentou questionamentos dentro do próprio governo. Havia receio de apresentar à sociedade um programa grandioso, mas sem “entregas”, como foi o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), dos governos do PT.

Essas ressalvas, porém, pareciam superadas ontem, quando foi realizada mais uma reunião sobre o tema. O Avançar é, na prática, um subconjunto do PAC, com os itens que ficarão prontos até o fim de 2018. O programa criado pelas administrações petistas, aliás, continua vivo no atual governo, para designar os projetos prioritários cujos recursos, ao menos em tese, não são contingenciados.

Fonte: O Estado de S. Paulo