Neoenergia vai incorporar Elektro, da espanhola Iberdrola Energia

Em: 09/06/2017 às 12:26h por

O grupo de energia elétrica Neoenergia firmou acordo de acionistas que o permitirá incorporar a Elektro Holding, da espanhola Iberdrola Energia, que passará a ser majoritária no negócio após a associação, informou a companhia em fato relevante nesta quinta-feira (8).

Após a implementação da operação, a Iberdrola terá 52,45% da Neoenergia, contra 39% atualmente. Os demais sócios da elétrica, Previ e BB Banco de Investimentos, ficarão com 38,2% e 9,35%, respectivamente, ante 49% e 12%.

A Neoenergia atua em geração, transmissão e comercialização de eletricidade, além de controlar distribuidoras de energia na Bahia, Pernambuco e Rio Grande do Norte. Já a Elektro, que pertence 99,9% à Iberdrola, controla operações de distribuição de energia em São Paulo e Mato Grosso do Sul, além de possui ativos de geração renovável.

"A operação resultará no surgimento de uma companhia líder no setor elétrico na América Latina, com sede e centro de operações no Brasil, e com sócios relevantes... o que assegura o compromisso da companhia combinada em desenvolver o setor elétrico brasileiro", disse a Neoenergia em seu comunicado ao mercado.

O negócio está sujeito à aprovação da Aneel (Agência Nacional de Energia Elétrica) e do Cade (Conselho Administrativo de Defesa Econômica).

Fonte: Folha de S. Paulo