Eletrobras garante sucesso de leilão para sistemas isolados

Em: 22/05/2017 às 13:21h por

A Eletrobras Distribuição Amazonas contratou 297 megawatts (MW) de potência em projetos de geração nos sistemas isolados, durante leilão na sexta-feira, com investimentos estimados da ordem de R$ 982,4 milhões, segundo os cálculos da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

Os projetos, de térmicas a diesel ou biodiesel, irão fornecer energia a localidades que ainda não foram interligadas no Sistema Interligado Nacional (SIN) no estado do Amazonas.

Os deságios variaram entre 20% e 43,4%, numa média de desconto de 28,22% em relação aos preços máximos que tinham sido estabelecidos pela Aneel. Isso representa uma economia de R$ 5,3 bilhões para os consumidores.

Os preços da energia variaram de R$ 275,76 por megawatt-hora (MWh) a R$ 1.287,99 por MWh, chegando a um total de R$ 7.742,74 por MWh. O custo da energia nos sistemas isolados é mais elevado devido à necessidade de transporte de combustíveis para localidades de difícil acesso, além do próprio custo maior do diesel, entre outros fatores.

Para isso, todos os consumidores encargos setoriais que ajudam a subsidiar a energia nos sistemas isolados, por meio da Conta de Consumo de Combustíveis (CCC), dentro da Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Fonte: Valor Econômico