Níveis de endividamento e risco das geradoras de eletricidade diminuem

Em: 22/05/2017 às 13:20h por

O nível de endividamento das companhias de geração de energia diminuiu neste ano, segundo levantamento feito a partir do resultado financeiro do primeiro trimestre.

A média de endividamento das companhias ficou em 1,51 vezes o Ebitda (lucro antes de juros, impostos, depreciação e amortização) para o total de dívida líquida das companhias neste primeiro trimestre de 2017.

Essa relação era de 5,07 vezes o total da dívida em igual período de 2016, conforme mostra o levantamento feito a pedido do DCI pelo professor de finanças e coordenador de cursos da Fundação Instituto de Administração (FIA), Marcos Piellusch.

"De forma geral, o endividamento caiu. Isso significa que as empresas são capazes de pagar mais rapidamente a dívida, caso quisessem, usando o potencial de caixa da operação", explica ele.

A reversão de déficit de geração está entre os fatores que ajudaram as companhias na redução do endividamento neste ano, observa a analista-chefe da corretora Coinvalores, Sandra Peres.

"No ano passado, as empresas tiveram déficit, enquanto neste ano tivemos energia secundária no primeiro trimestre, quando as geradoras produziram mais energia do que se comprometeram a entregar", explica a analista-chefe. Ela afirma que esse excedente é resultado de um melhor planejamento das elétricas quanto a energia prometida ao sistema para 2017.

• Fonte: DCI