Governo federal estuda implementar projetos de energia renovável para famílias de baixa renda

Governo federal estuda implementar projetos de energia renovável para

Em: 19/05/2017 às 11:10h por

O governo federal, através da Secretaria de Planejamento do Ministério de Minas e Energia, anunciou que está estudando a possibilidade de implementar projetos de energia renovável de pequeno porte, como placas solares em telhados, ou mesmo baterias, para atender a demanda de clientes de baixa renda, cujo consumo atualmente é subsidiado.

Segundo representantes do governo, o BNDES pode financiar a implementação dos pequenos projetos de geração, que destinariam sua energia para o atendimento dos consumidores de baixa renda. Os pagamentos do empréstimo seriam feitos em cinco ou seis anos, com o dinheiro hoje direcionado anualmente aos subsídios, que vem de um fundo do setor elétrico abastecido com cobranças nas tarifas, a Conta de Desenvolvimento Energético (CDE).

Neste momento, os estudos sobre a proposta concentram-se em definir qual seria o melhor meio de viabilizar as instalações. Alguns dos modelos em avaliação colocam as concessionárias de distribuição como responsáveis por gerenciar essas instalações.

Fonte: Ambiente Energia