Cemig negocia com investidores canadenses parceria em leilão

Em: 18/05/2017 às 11:19h por

A estatal elétrica mineira Cemig está determinada a recuperar a concessão das quatro hidrelétricas cujos contratos venceram e serão relicitadas no segundo semestre. O Valor apurou que a companhia está negociando com investidores canadenses a possibilidade de formação de consórcio para disputar a concessão das quatro usinas.

Segundo uma fonte próxima do assunto, a empresa com a qual a Cemig discute a possibilidade de parceria pode ser o Ontario Teachers Pension Plan, fundo de pensão dos professores de Ontário e um dos maiores fundos do tipo do Canadá. Procurada, a Cemig não se manifestou até o fechamento desta edição.

O objetivo da Cemig, de acordo com outra fonte, é encontrar um sócio com recursos para fazer as propostas financeiras no leilão, já que a companhia está com alto nível de endividamento. A estatal mineira teria como vantagem a oferecer ao sócio o seu conhecimento técnico sobre a operação das usinas. Ainda não está definido qual seria a participação de cada empresa no consórcio.

Leilão está sendo preparado para dia 20 ou 22 de setembro, disse Romeu Rufino, diretor-geral da Aneel

A expectativa do governo, de acordo com despacho do presidente Michel Temer publicado ontem no Diário Oficial da União sobre o assunto, é arrecadar pelo menos R$ 11,05 bilhões com bônus de outorga das quatro usinas. Pelo texto, o valor mínimo da bonificação pela outorga da usina de São Simão foi estabelecido em R$ 6,74 bilhões; o de Jaguara vale R$ 1,91 bilhão; Miranda ficou em R$ 1,11 bilhão; e Volta Grande por R$ 1,29 bilhão.

"O governo tem pressa por conta da necessidade de poder receber recursos ainda este ano. Isso já está previsto no orçamento. Vamos seguir com o processo do leilão das usinas. Queremos ver se realizamos [o leilão] em setembro, mas o certo é que será no segundo semestre e o pagamento no segundo semestre", disse o ministro de Minas e Energia, Fernando Coelho Filho, após participar do Encontro Nacional dos Agentes do Setor Elétrico (Enase), principal evento do calendário do mercado de energia elétrica, no Rio.

Fonte: Valor Econômico