Energisa fecha o 1º trimestre com aumento no lucro e crescimento do consumo

Energisa fecha o 1º trimestre com aumento no lucro e crescimento do co

Em: 12/05/2017 às 13:34h por

A Energisa encerrou o primeiro trimestre do ano com um aumento de 5,1% no seu lucro líquido ante o mesmo período do ano passado, totalizando R$ 130,9 milhões. De acordo com o balanço financeiro trimestral divulgado nesta quinta-feira (11), o grupo apresentou no início deste ano um ebtida ajustado de R$ 577,1 milhões, o que equivale a uma expansão de 30,5% frente ao período janeiro-março de 2016, quando a rubrica ficou em R$ 443 milhões. Segundo o comando da empresa, a evolução dos números reflete um cenário de recuperação da demanda.

Números do mercado mostram um crescimento trimestral de 2,2% no consumo total de energia elétrica, entre clientes cativos e livres, no conjunto das distribuidoras da holding, totalizando 7.372 GWh. A classe que mais contribuiu para esse resultado foi a rural, com um acréscimo de 58 GWh. O consumo do segmento industrial dá sinais de recuperação no mercado da Energisa, com leve alta de 0,1% frente a igual trimestre de 2016 - quando a queda, frente a 2015, foi de 13,9%. Com alta de 3,3%, a região Nordeste foi a que mais cresceu no início de 2017.

Segundo o vice-presidente Financeiro e diretor de Relações com Investidores da Energisa, Maurício Botelho, o retrato do mercado da empresa é positivo. "São resultados consistentes verificados nos últimos trimestres, que mostram avanços em várias frentes", avaliou, durante teleconferência com analistas financeiros realizada hoje. Além do crescimento do consumo, a holding apresentou ainda um patamar de 12,15% nas perdas totais nos 12 meses findos em março último, índice 0,23 ponto percentual abaixo do verificado em dezembro de 2016.

Fonte: Canal Energia