Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Santander oferece financiamento para projetos de energia solar em telhados

Santander oferece financiamento para projetos de energia solar em telh

Em: 11/05/2017 às 13:49h por

De olho na expansão e popularização da instalação de placas de energia solar nos telhados residenciais e comerciais, o Banco Santander está começando a oferecer empréstimos para que os consumidores adotem a tecnologia. Para este ano, o Santander Financiamentos registra até o momento a concessão de empréstimos para aproximadamente 250 projetos de instalação de telhados solares.

“Esse mercado ainda vai explodir, e a gente tem que estar preparado… hoje não tem banco privado colocando dinheiro nesse setor”, afirmou o superintendente do Santander Financiamentos, Newton Ferrer.

A meta do banco é popularizar essa modalidade de financiamentos a ponto de fazê-la sair de uma fatia hoje, praticamente insignificante, para ao menos 10% na carteira total de empréstimos do Santander Financiamentos, excetuando-se as operações com veículos. Essa porcentagem representaria cerca de 50 milhões de reais em financiamentos por mês, ou 600 milhões de reais por ano.

Os clientes que aderiram aos telhados solares com apoio do Santander estão principalmente da região Sudeste e dividem-se entre os do setor comercial, como shoppings e instituições de ensino, e residencial, onde o predomínio é de consumidores com entre 35 e 45 anos, de classe média alta, que adotam a tecnologia principalmente devido a preocupações com sustentabilidade, disse Ferrer.

O banco viabiliza os financiamentos diretamente para fabricantes e fornecedores de equipamentos do setor cadastrados em sua base, que já conta com cerca de 230 empresas, das quais cerca de 70 têm realizado operações recorrentes.

As operações do Santander Financiamentos para pequenos sistemas de energia solar contam com carência de até 90 dias e prazo de até 60 meses para pagamento, com taxas de juros de entre 1,70 por cento ao mês e 2,10 por cento ao mês, a depender do valor e do perfil do cliente.

Fonte: Ambiente Energia