Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Comissão aprova criação de programa de redes elétricas inteligentes

Comissão aprova criação de programa de redes elétricas inteligentes

Em: 10/05/2017 às 13:23h por

A Comissão de Minas e Energia (CME) da Câmara dos Deputados aprovou proposta que cria o Programa Nacional de Redes Elétricas Inteligentes (PNREI), para converter as redes atuais ao longo de 15 anos. O texto é um substitutivo do deputado Carlos Andrade (PHS-RR) ao Projeto de Lei (PL) n° 3337/12, do deputado José Otávio Germano (PP-RS), que obrigava as distribuidoras de energia elétrica a substituir, no prazo de dez anos, medidores de energia eletromecânicos por aparelhos eletrônicos.

Já a rede elétrica inteligente (smart grid) utiliza a tecnologia da informação para fazer com que o sistema seja mais eficiente (econômica e energeticamente), confiável e sustentável. O sistema trabalha desde o fornecimento da energia – abrangendo geração, transmissão e distribuição –, além do medidor em si e do consumo inteligente de eletricidade.

Pela proposta, os novos medidores devem registrar a demanda máxima de eletricidade verificada e a energia consumida. Além disso, as distribuidoras devem implantar um sistema para o consumidor acompanhar, em tempo real, a tarifa de energia elétrica. Assim, o consumidor acompanha o próprio gasto energético, e aquele que gera sua própria energia poderá ofertar seu excedente ao sistema.

As tarifas de compra e venda de energia pelo consumidor residencial serão fixadas pelo Executivo e devem considerar incentivos à microgeração, preferencialmente a partir de fontes renováveis. “O sistema tarifário a ser estabelecido deve preservar o equilíbrio econômico-financeiro dos contratos e o princípio da modicidade tarifária para os consumidores”, disse Andrade.

Fonte: Agência Gestão  CT&I