Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

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Segmento de energia é considerado bom exemplo para o de transportes

Segmento de energia é considerado bom exemplo para o de transportes

Em: 05/05/2017 às 14:01h por

Grupos interessados em investir e especialistas diferenciam a infraestrutura brasileira em dois mundos - o da energia elétrica, considerado proeminente e bem regulado, e o da logística, com lacunas nos dois quesitos. Para eles, o governo deveria se espelhar no planejamento de longo prazo e na regulação do segmento de energia para desenvolver de maneira sustentada a logística nacional.

"No setor elétrico o planejamento de longo prazo é decenal, a Empresa de Pesquisa Energética faz planejamento integrado na geração, transmissão e distribuição. Na logística de transportes isso é totalmente fragmentado. Se não tem definição de como a carga vai chegar ao porto e de que forma, como vai se fazer o leilão do porto?", questiona um executivo que pede sigilo.

Da falta de planejamento na logística derivaria, consequentemente, uma série de problemas nos projetos que redundam em questionamentos de órgãos de controle como o Tribunal de Contas da União (TCU) - considerado menos ácido com a Aneel, a agência reguladora do setor elétrico, do que com as demais agências reguladoras, pontua essa fonte.

A possibilidade de dar mais prazo para contratos portuários vencidos, os chamados pré-1993, foi citada por duas fontes como "exemplo clássico de inconsistência de política pública". A possibilidade, levada ao Ministério dos Transportes por associações de classe do setor, está em discussão no governo, mas sofre resistência da área técnica da Casa Civil.

Fonte: Valor Econômico