Indefinição sobre realização de leilões traz expectativa para o setor

Em: 05/05/2017 às 14:00h por

A indefinição do governo em realizar leilões de energia em 2017 vem se transformando em uma das maiores expectativas dos agentes do setor. O cenário de sobrecontratação de energia e de baixo crescimento econômico trazem a incerteza. Enquete com leitores disponível no Portal CanalEnergia com a pergunta 'Você acredita que os leilões voltarão ao normal em 2017?', mostra que a maioria, 62%, acredita que a normalização só virá em 2018. Já apenas 21% apostam que esse ano apenas o leilão de reserva se concretizará, enquanto 17% tem crença que todos os tipos de certame se realizarão ainda este ano.

O coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico da Universidade Federal do Rio de Janeiro, Nivalde de Castro, vai em linha com o que a maioria dos leitores do CanalEnergia, que responderam a enquete até agora. Ele acredita que os leilões tradicionais só voltarão no ano que vem devido à falta de demanda e a alta capacidade que vai entrar no sistema esse ano. "Seguindo a lógica de planejamento que o Brasil adota, tem que ter projeções de PIB e de demanda que indiquem a necessidade de expansão e hoje esse cenário não está visível", observa.

Castro se mostra preocupado com a possibilidade de o governo marcar leilões após ceder a pressões de agentes. "Isso não é justificativa e é um erro grave na avaliação do Gesel". O governo vem sinalizando com a possibilidade de realização de um leilão em 2017, mas primeiro quer fazer o certame de descontratação para ter uma real ideia das necessidades do sistema. O presidente da EPE, Luiz Barroso, já deixou claro que a descontratação não traz obrigatoriamente uma contratação para repor o montante eliminado.

Fonte: Canal Energia