Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Comissão do Senado aprova isonomia para grandes consumidores no mercado livre de energia

Comissão do Senado aprova isonomia para grandes consumidores no mercad

Em: 02/05/2017 às 11:01h por

A Comissão de Serviços de Infraestrutura (CSI) aprovou o Projeto de Lei do Senado (PLS) 239/2014, que permite aos grandes consumidores o direito da livre escolha de fornecedor de eletricidade no mercado. A matéria segue para a Câmara dos Deputados, a menos que haja recurso para votação em Plenário.

A opção já existe para qualquer consumidor que se interligou à rede elétrica depois Lei 9.074/1995 (Lei do Produtor Independente de Energia e Consumidor Livre), mas para os que se interligaram antes da edição da norma, o benefício só é autorizado àqueles atendidos em tensão igual ou superior a 69 quilovolts.

De autoria do então senador Delcídio Amaral, o texto prevê que todos os grandes consumidores de energia possam escolher livremente seu fornecedor, sem interveniência das concessionárias e permissionárias de serviços de distribuição. Grandes consumidores de energia são os que demandam carga igual ou superior a 3.000 quilowatts – indústrias de médio e grande porte e grandes comércios.

No mercado livre, o preço, a quantidade, os prazos de entrega, as garantias e os reajustes podem ser livremente negociados entre gerador e consumidor, sem interveniência das empresas distribuidoras. E as contratantes podem conseguir tarifas mais vantajosas.

Fonte: Ambiente Energia