Cteep projeta investimento até 25% menor que estimado pela Aneel em lotes do leilão

Cteep projeta investimento até 25% menor que estimado pela Aneel em lo

Em: 28/04/2017 às 12:25h por

A Cteep projeta que conseguirá reduzir a necessidade de investimentos nos lotes que arrematou no último leilão de transmissão em algo entre 20% a 25%. O motivo é a perspectiva de obter sinergias, pois os lotes estão em sua área de atuação, bem como a aplicação de soluções técnicas específicas e customizadas. A transmissora disse ter entrado no certame com todos os contratos já negociados e que por isso conseguiu oferecer os deságios apresentados, por isso descarta que os valores estimados pela Aneel estejam acima da realidade.

De acordo com o presidente executivo da transmissora, Reynaldo Passanezi, foi a conjuntura econômica do país que permitiu um maior nível de deságio como o visto na disputa realizada na segunda-feira, 24 de abril. “Temos de fato um momento positivo com fornecedores, pois fábricas não estão com capacidade ocupada o que permite negociações. O capex estimado pela Aneel não está errado, são as condições econômicas do país que permitem que essa situação [de deságios elevados] aconteça. Até porque quando você olha a variância dos lances, eles não apresentaram variâncias muito grandes com 3, 4 até 5 concorrentes com lances parecidos em um mesmo lote. No nosso caso tivemos dois que foram vencidos já no viva voz”, avaliou o executivo em teleconferência com analistas e investidores sobre os resultados da companhia no primeiro trimestre de 2017.

Em sua avaliação, os deságios apresentados - a média foi de 36,5% para os 31 lotes concedidos e um pico de 58,87% - é o resultado dessa conjuntura combinada com um mercado que fez sua lição de casa em termos de buscar otimização em termos de capex, antecipação da operação e busca de benefícios fiscais, bem como a alavancagem financeira. No caso da empresa que comanda ele citou o fato de que os projetos arrematados estão em sua área de atuação o que traz benefícios de menores custos em diversos aspectos, bem como no maior lote do certame onde participou em consórcio com a Taesa.

Fonte: Canal Energia