Migração de consumidores especiais deve cair neste ano

Em: 27/04/2017 às 13:46h por

A forte onda de migração de consumidores especiais para o mercado livre de energia praticamente esgotou o lastro de energia incentivada existente para 2017, segundo um levantamento feito pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) e obtido com exclusividade pelo Valor.

A energia incentivada é aquela gerada por pequenas centrais hidrelétricas (PCHs) ou de fontes especiais, como eólica, biomassa e solar. A falta de lastro desse tipo de energia aumenta ainda mais a diferença entre o preço desses contratos em relação aos de energia convencional, que já tiveram alta nos últimos meses. Com isso, a migração de consumidores para o mercado livre deve passar por uma pausa neste ano.

Ao longo de 2016, a CCEE registrou 4.096 novas cargas de consumidores especiais - aqueles com demanda entre 0,5 megawatts (MW) a 3 MW e tem o direito de adquirir energia de fontes incentivadas. Desse total, 91% são de pequeno porte, com consumo de até 1 megawatt (MW) médio.

Esse movimento representou um acréscimo de 1.732 MW médios de consumo de energia de fontes incentivadas em 2016.

Inicialmente, a CCEE calculava que haveria uma sobra de 815 MW médios ainda, que poderia suportar a continuação da migração de consumidores especiais. As mudanças em contratos no mercado livre, entre outros fatores, reduziram essa sobra para 140 MW médios em 2017.

Fonte: Valor Econômico