Artigo: Inovação em energia é caminho sem volta

Em: 27/04/2017 às 13:42h por

O Brasil desperdiça energia equivalente à produção de meia Itaipu todos os anos, de acordo com a Associação Brasileira de Empresas de Serviços de Conservação de Energia (Abesco). Uma das alternativas para sanar esse problema, diz a Abesco, seria o incentivo à eficiência energética, que busca a redução do consumo de energia.

Racionalizar o uso da energia é uma demanda imediata. Não apenas do Brasil, mas do mundo. A busca por uma geração, distribuição e consumo mais eficientes impulsiona a entrada de novas tecnologias e soluções, o que está, em efeito dominó, transformando o setor elétrico. Smart Grid, baterias e tecnologias de armazenamento de energia, sensores e automação, geração distribuída são apenas alguns exemplos de novas possibilidades que já vão muito além da tradicional equação geração, transmissão e distribuição.

A inovação é o principal acelerador desse processo. Já há alguns anos, as empresas vêm colocando a inovação em prática, por meio do conceito de Open Innovation, que promove o desenvolvimento de ideias, a união de forças e a criação para melhorar produtos e soluções, gerando valor para negócios e sociedade. Nesse sentido, companhias, universidades e startups precisam trabalham juntas, cocriando novos serviços e aplicações.

Fonte: Ambiente Energia