Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

Hidrelétricas terão reparação

Hidrelétricas terão reparação

Em: 19/04/2017 às 14:04h por

Operadores das hidrelétricas receberão compensação financeira pela energia que deixam de gerar quando as termelétricas são acionadas para garantir a segurança do sistema elétrico ou quando há importação de energia.

A decisão foi tomada pela diretoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) ontem, em reunião. Os recursos para pagar as hidrelétricas serão cobrados junto aos consumidores por meio de encargos de custos da energia, chamados de Encargos de Serviço de Sistema (ESS).

A contabilização entrará em vigor assim que for publicada a decisão da Aneel, enquanto os efeitos financeiros serão sentidos após a agência aprovar uma nova versão das regras de comercialização, contendo o novo mecanismo.

As hidrelétricas vinham pedindo ao governo e à Aneel o estabelecimento da compensação desde ao menos 2015, quando chuvas abaixo da média exigiram o uso de térmicas.

O valor a ser recebido em compensação por cada megawatt-hora não gerado quando houver uso térmico ou importação será a diferença entre o preço da energia no mercado spot (livre) no momento em que as usinas deixaram de produzir e um valor definido pela Aneel, o PLDx, de R$ 108,07 em 2017. Em versão anterior, a Aneel havia proposto um PLDx de R$ 113,62.

Fonte: DCI