CTG investe R$ 3 bi em modernização de hidrelétricas

Em: 18/04/2017 às 14:22h por

Após investir R$ 23 bilhões no país e atingir potência instalada de 8,27 gigawatts (GW) em poucos anos, a China Three Gorges (CTG), dona da hidrelétrica de Três Gargantas, vai destinar de R$ 2,5 bilhões a R$ 3 bilhões à modernização das usinas Jupiá e Ilha Solteira, que pertenciam à Cesp até 2015.

A CTG Brasil está focada na fusão de seus ativos e na modernização das usinas, disse, em entrevista exclusiva ao Valor, Evandro Vasconcelos, vice-presidente de geração da empresa. "Achamos que essa e a nova onda do setor no país", disse, se referindo à modernização das máquinas existentes.

A empresa dividiu o processo em etapas. Inicialmente vai investir na modernização das primeiras quatro máquinas. Foi feita uma licitação com as fornecedoras GE, Andritz e Voith. Esta última venceu o contrato de R$ 260 milhões, com 15 meses de duração.

"Primeiro fizemos a licitação nacional e só convidamos as empresas que estão no Brasil. Nas próximas etapas, ainda não definimos. Talvez façamos uma concorrência internacional, aí será aberta no mundo todo", disse Vasconcelos. A primeira etapa é vista como um "projeto piloto", para que a empresa possa aprender como será o processo, que é considerado muito complexo.

A CTG ainda não definiu como vai financiar os investimentos. No primeiro contrato com a Voith vai usar capital próprio, mas a companhia está conversando com bancos privados e também com o BNDES.

No total, as duas usinas têm 34 máquinas. A reforma deve ser feita em 10 anos, uma vez que a CTG não pode paralisar as operações de muitas máquinas ao mesmo tempo. "O prazo é esse, mas estamos vendo se conseguimos reduzir para oito anos", disse Vasconcelos.

Fonte: Valor Econômico