Santo André lança programa para redução de custos energéticos

Em: 18/04/2017 às 14:22h por

A Unidade de Gestão Energética de Santo André, criada pela atual gestão por meio de parceria com a AES Eletropaulo e a empresa de consultoria Factor Energy com intuito de economizar, lançou o programa de Gestão Energética que economizará, numa primeira etapa, R$ 203,5 mil anuais.

Por meio da revisão individual dos contratos de fornecimento de energias do tipo A4 - Cabines Primárias, que representam cerca de 20% do consumo e aproximadamente 30% das despesas com energia elétrica do município, o grupo de Gestão Energética realizou um estudo do consumo e viu que seria possível reduzir a energia contratada para cada.

No total, o município gasta R$ 2,5 milhões mensalmente, sendo 50% com iluminação pública, e divide o consumo em três tipos, A4-Cabines Primárias, que caracteriza 27 consumidores cuja potência é maior do que 75 kW, como o Prédio Executivo no Paço Municipal e o Centro Hospitalar Municipal; B3-Prédios Públicos, com suprimento em baixa tensão (inferior a 75kW), como escolas e creches municipais; e B4-Iluminação Pública, que trata da iluminação de logradouros. A população fica dentro de B4 e representa 20% dos gastos deste.

Ainda para o B4, foi adotada a substituição de lâmpadas de Vapor de Sódio por luminárias LED em parques, avenidas, vielas e no Parque Escola do Conhecimento. A troca permite redução do consumo em 40%.

Fonte: DCI