Setor volta a discutir cálculo da compensação a geradores hidrelétricos

Setor volta a discutir cálculo da compensação a geradores hidrelétrico

Em: 07/04/2017 às 13:39h por

Na falta de consenso sobre o valor da compensação a ser paga aos geradores hidrelétricos afetados pela operação térmica fora da ordem de mérito e pela importação de energia, a Agência Nacional de Energia Elétrica decidiu estender por mais alguns dias a discussão com as associações empresariais do setor. A proposta da Aneel é de que a parcela do custo que pode ser recuperada pelo gerador seja delimitada pelo PLDx, uma variável que reflete a mediana do histórico de preços anuais médios do Preço de Liquidação das Diferenças desde 2001 e que, em 2017, ficaria em R$ 113,62/MWh.

O valor é um dos pontos de discórdia, e a explicação é que quanto mais alto o PLDx menor será o repasse. Pelos cálculos da Associação Brasileira de Investidores em Autoprodução de Energia Elétrica, ele deveria estar em torno de R$ 60/MWh. O presidente da associação, Mário Menel, argumenta que a compensação terá que refletir o custo imputado aos geradores.

"Existe uma dificuldade inerente em encontrar esse valor", admite Marcelo Loureiro, diretor da Abiape. O assunto não é trivial, mas os agentes de geração esperam uma solução urgente. Eles lembram que o cenário é de elevação do PLD, e que a situação hidrológica não muito confortável pode levar ao uso intensivo de usinas termelétricas até o fim do ano, aumentando a exposição dos geradores ao mercado de curto prazo.

A norma em discussão na Aneel vai regulamentar mudança feita pela Lei 13.360, que determinou o ressarcimento aos geradores, a partir desse ano, do custo de substituição da produção hidrelétrica por usinas térmicas mais caras e por energia importada que não envolva devolução do montante ao país de origem e nem tenha garantia física definida no mercado brasileiro. O valor será pago pelo consumidor, por meio do Encargo de Serviços do Sistema. O assunto passou por audiência pública, mas, na reunião semanal da Aneel da última terça-feira, 6 de abril, o processo foi retirado de pauta para aprofundamento das discussões.

Fonte: Canal Energia