Energia Sustentável do Brasil fará leilão de descontratação para usina de Jirau

Energia Sustentável do Brasil fará leilão de descontratação para usina

Em: 07/04/2017 às 13:38h por

A Energia Sustentável do Brasil vai antecipar o processo de descontratação de energia elétrica formatado pelo governo com um leilão exclusivo voltado à negociação de sobras de contrato envolvendo a usina hidrelétrica de Jirau (RO - 3.750 MW). O certame será realizado no próximo dia 13 de abril às 12 horas, exclusivamente em ambiente eletrônico. Os agentes compradores que oferecerem o maior preço pelo montante de energia elétrica colocado na negociação vão fechar com a ESBR contratos cujo período de fornecimento irá de 1º de abril a 31 de dezembro deste ano.

A parcela de energia elétrica descontratada que será posta na negociação da ESBR vai ser conhecida nesta segunda-feira (10), quando a Câmara de Comercialização de Energia Elétrica informar ao mercado o cálculo do montante total de sobras de contratação detidas por distribuidoras e geradoras. Na avaliação do diretor-presidente da concessionária, Victor Paranhos, o leilão promovido pela empresa trará vantagens tanto para comercializadores quanto para clientes do mercado livre, diminuindo a exposição desses agentes à flutuação de preços no mercado de curto prazo.

"Está na hora dessas empresas serem mais conservadoras, garantindo contratos de médio prazo ao invés dos de curto prazo. A instabilidade do PLD (Preço de Liquidação das Diferenças) está muito alta, saindo de R$ 118/MWh em fevereiro para mais de R$ 420/MWh agora", avalia o executivo. Segundo ele, a expectativa é que a curva de preços no mercado de curto prazo se acentue ainda mais, devendo bater, em breve, o teto regulatório de 533,82/MWh para o PLD ao longo de 2017, definido no final do ano passado pela Agência Nacional de Energia Elétrica.

Fonte: Canal Energia