Leilão de hidrelétricas será realizado até 30 de setembro

Em: 06/04/2017 às 14:13h por

img

O governo federal deve realizar até 30 de setembro um leilão para oferecer a investidores as concessões de hidrelétricas já em operação. A estimativa é arrecadar até R$ 12 bilhões por meio da cobrança de bônus de outorga. O governo conta com os recursos para cumprir a meta fiscal deste ano, de déficit de R$ 139 bilhões.

Segundo portaria do Ministério de Minas e Energia publicada ontem no Diário Oficial, definindo o prazo para a realização do certame, serão oferecidas as concessões de cinco usinas cujos contratos expiraram ou estão no final, sendo que quatro delas são operadas atualmente pela estatal mineira Cemig.

O critério para decidir a disputa pelas usinas será o valor do bônus de outorga oferecido pelos interessados, com a vitória para o maior lance. Os novos contratos de concessão terão 30 anos.

As usinas que o governo pretende leiloar são Jaguara, São Simão, Miranda e Volta Grande, todas da Cemig, que somam mais de 2,9 mil megawatts em capacidade de geração, além da hidrelétrica Agro Trafo, com apenas 14 megawatts.

Fonte: O Globo