BBCE amplia meta de giro de R$ 500 milhões este ano

Em: 06/04/2017 às 14:13h por

O crescimento do número de negócios no início do ano e o aumento previsto do preço da energia nos próximos meses devem fazer com que a BBCE, plataforma eletrônica de comercialização de energia, ultrapasse a meta de movimentação financeira para este ano, de R$ 500 milhões. Apenas no primeiro trimestre, o sistema já movimentou R$ 422 milhões em negócios, montante 75,8% superior ao registrado em todo o ano passado, de R$ 240 milhões.

Em março, a BBCE registrou recorde de comercialização de energia, com um total de 1.851 megawatts (MW) médios, o que resultou em uma movimentação de R$ 312 milhões, a partir de 639 contratos. A marca anterior era de 772 MW médios e volume financeiro de R$ 80,5 milhões, a partir de 237 contratos, obtida em fevereiro deste ano. Nos primeiros três meses de 2017, foram negociados 1.004 contratos.

Segundo o presidente da BBCE, Victor Kodja, este ano tende a ser o melhor da história da plataforma, que entrou em operação em 2012. "Não sei se teremos esse volume de energia todo mês, mas vamos mudar de patamar, em relação ao passado, se forem mantidas as condições regulatórias", afirmou. "A média mensal cresceu, de 350 MW médios, nos últimos anos, para 600 MW médios, este ano."

Kodja também destacou o aumento de participação de empresas na plataforma, tanto comercializadoras que não integram o grupo de acionistas da BBCE como geradoras que tem buscado a plataforma também como um mecanismo de compliance (conformidades e transparência). "O compliance não é determinante para a entrada de geradoras, mas tem sido um fator importante", completou.

Fonte: Valor Econômico