Enel inicia operação da primeira usina geotérmica na América do Sul

Em: 05/04/2017 às 14:45h por

A primeira usina geotérmica da América do Sul, Cerro Pabellón, construída pela Enel Green Power Chile e pela companhia estatal chilena de hidrocarbonetos Empresa Nacional do Petróleo (ENAP), começou a fornecer eletricidade ao sistema interconectado do norte do Chile. A central possui 48 MW e está localizada na região de Antofagasta, norte do país andino. Possui duas unidades, cada uma com capacidade instalada bruta de 24 MW. A EGPC possui 81,7% e a ENAP os 18,3% restantes.

De acordo com a Enel, quando estiver em pleno funcionamento, a planta será capaz de produzir cerca de 340 GWh por ano, equivalente às necessidades de consumo de mais de 165 mil residências chilenas, evitando a emissão anual de mais de 166 mil toneladas de CO2 na atmosfera. Para gerar energia, a usina extrai fluido geotérmico do reservatório encontrado durante a fase de exploração do projeto e, uma vez que o fluido tenha completado a geração de eletricidade, é injetado de volta para o reservatório, garantindo a sustentabilidade do recurso em longo prazo.

Fonte: Canal Energia