Aneel autoriza reforços em subestações de transmissão

Em: 04/04/2017 às 14:09h por

A Belo Monte Transmissora de Energia foi autorizada a implantar reforços na subestação Xingu, destinados a complementar a infraestrutura em 500 kV para a conexão do 1º Bipolo em corrente contínua Xingu-Estreito. A empresa terá direito a parcela adicional de Receita Anual Permitida de R$ 8,356 milhões. A obra tem prazo de 12 meses para ser concluída, e a BMTE terá 120 dias para apresentar solução para o remanejamento da estrada vicinal que atravessa a área da ampliação do barramento da subestação.

A Agência Nacional de Energia Elétrica também autorizou a Integração Transmissora de Energia a realizar reforços nas subestações Miracema e Gurupi, e estabeleceu receita adicional total de R$ 22,361 milhões para o investimento, a preços de junho de 2016. Os prazos de instalação de equipamentos nas subestações variam de 18 a 32 meses.

A Aneel autorizou a ainda o ressarcimento ao Consórcio Capim Branco Energia dos custos referentes à execução de reforço nas instalações da subestação Emborcação. O valor de R$ 886,7 mil será pago em parcela única pela Câmara de Comercialização de Energia Elétrica após a entrada em operação comercial, por meio do Encargo de Serviços do Sistema. As três autorizações foram publicadas no Diario Oficial da União da última segunda-feira, 3 de abril.

Fonte: Canal Energia