Bacia do rio São Francisco pode enfrentar racionamento de água

Em: 04/04/2017 às 14:07h por

O governo avalia a possibilidade de decretar racionamento hídrico na bacia do rio São Francisco. A Casa Civil está trabalhando na elaboração de um decreto que prevê as condições e os requisitos para a determinação de um racionamento de água na região, que abrange terras de mais de 500 municípios, em cinco Estados (Minas, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas).

"O governo, capitaneado pela Casa Civil, já trabalha com a hipótese de edição de um decreto estabelecendo as condições para a decretação de um racionamento hídrico na bacia do rio São Francisco", afirmou o diretor-geral do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), Luiz Eduardo Barata, em evento do setor energético, no Rio. "Isso obviamente não é causado pelo setor de energia. As condições climáticas são bastante adversas na região há vários anos, tendo se agravado tanto no ano passado quanto neste ano."

Segundo Barata, a publicação do decreto não determina de fato a realização do racionamento. O documento, explicou. só lançará as bases para a Agência Nacional de Águas (ANA) determinar um racionamento, quando achar necessário.

Ainda não se sabe ao certo qual seria o impacto do racionamento de água para todas as atividades. No caso do setor elétrico, segundo Barata, o efeito prático seria a redução da vazão do rio utilizada para geração de energia na hidrelétrica de Sobradinho (BA), dos atuais 700 m³/s para 650 m³/s ou 600 m³/s - na prática, as hidrelétricas da região gerariam menos energia que atualmente, para poupar água. Abaixo de Sobradinho, estão as hidrelétricas de Luiz Gonzaga, Apolônio Sales, o complexo de Paulo Afonso e Xingó, todas da Chesf, subsidiária da Eletrobras.

"Nossa grande atenção está voltada para a região Nordeste, em especial, para a bacia do rio São Francisco. Estamos operando hoje com uma vazão defluente de Sobradinho de 700 m3 /s e já identificamos que, com essas vazões, podemos ter problemas sérios à jusante (abaixo) do reservatório de Sobradinho, indo até a foz do São Francisco", disse. Apesar do cenário crítico, Barata disse não haver risco de desabastecimento.

Fonte: Valor Econômico