Eletrobras avalia participar de leilão de descontratação

Em: 03/04/2017 às 13:54h por

A Eletrobras deve participar do leilão de descontratação de reserva que deve acontecer nos próximos meses, principalmente com projetos de Furnas, disse na sexta-feira Wilson Ferreira Jr., presidente da estatal, depois de participar de evento com investidores e analistas promovido pela Apimec.

No mesmo dia, o presidente Michel Temer publicou um decreto estabelecendo as diretrizes para a realização da disputa.

A publicação era esperada desde dezembro, quando o governo cancelou um leilão de energia de reserva (LER) poucos dias antes de acontecer, justificando que havia uma sobra considerável de energia de reserva no sistema.

O decreto permitiu que sejam descontratados empreendimentos com contratos de fornecimento vigentes, mas que ainda não começaram as operações em teste. A ideia do governo é enxugar o excesso de oferta de energia em contratos no mercado. Com a queda da atividade econômica, há uma sobra dos volumes de eletricidade contratados. O leilão, que será voltados para projetos das fontes eólica e solar, não informou um cronograma.

O Ministério de Minas e Energia (MME) vai calcular o montante a ser descontratado, com base em cálculos da Empresa de Pesquisa Energética (EPE). Os vendedores que tiverem sucesso no leilão ficarão impossibilitados de participar dos dois leilões de energia de reserva subsequentes à realização da descontratação. A regra vai valer para os controladores, subsidiárias e empresas controladas dos vendedores.

Fonte: Valor Econômico