BNDES terá nova remuneração a partir de 2018 com criação de taxa

Em: 31/03/2017 às 13:53h por

O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social vai mudar a remuneração oriunda das operações de crédito. O governo anunciou na noite da última quinta-feira (30) que irá editar nos próximos dias uma Medida Provisória criando a Taxa de Longo Prazo (TLP) para contratos novos, firmados a partir de 1º de janeiro de 2018, substituindo a atual Taxa de Juros de Longo Prazo (TJLP). A mudança pretende ampliar a previsibilidade e segurança nos contratos de financiamento, fomentando linhas de longo prazo e contribuindo para a queda sustentada da taxa de juros estrutural da economia, a Selic.

A TLP será composta pela variação do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) e por taxa de juros real prefixada, mensalmente, de acordo com o equivalente ao rendimento real das Notas do Tesouro Nacional – Série B (NTN-B) no prazo de cinco anos. A NTN-B reflete o custo de captação do Tesouro Nacional, o mais baixo do mercado. De acordo com o governo federal, a nova taxa, válida a partir do ano que vem, será igualada à TJLP atualmente vigente, mas com nova sistemática. A ideia é convergir gradualmente no prazo de cinco anos para a remuneração integral da NTN-B.O Conselho Monetário Nacional reduziu na quinta-feira, em reunião extraordinária,  de 7,5% para 7,0% a TJLP.

Fonte: Canal Energia