Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição

de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso

Notícias

UHE Santo Antônio comemora cinco anos de operação

UHE Santo Antônio comemora cinco anos de operação

Em: 31/03/2017 às 13:53h por

A hidrelétrica Santo Antônio, em Porto Velho (RO), completa nesta quinta-feira, 30 de março, cinco anos de operação comercial, atingindo uma geração efetiva acumulada de 34 milhões de MWh. Esse volume de energia é suficiente para abastecer toda a região Sudeste por um ano, por exemplo. É o equivalente ao volume de energia que a indústria de alimentos brasileira consome em dois anos, em média, e o que a indústria automobilística no Brasil utiliza em 5,6 anos.
 
Em janeiro deste ano, a hidrelétrica gerou 2,4 mil MW, o que a colocou na segunda posição do ranking de geração no país. O resultado ocorre depois da instalação da 50ª turbina, em operação desde dezembro de 2016. Das 50 unidades geradoras, 44 produzem energia para a região Sudeste e seis delas levam energia com exclusividade para o sistema regional Rondônia – Acre, abastecendo até 40% do consumo dos dois estados.
 
No ano passado, a hidrelétrica foi a quarta maior geradora hídrica do país, apesar da severa restrição hídrica na região. Foram gerados 1.356 MW médios no ano passado. Após oito anos de construção, a hidrelétrica tem hoje 3.568 MW de potência instalada, energia suficiente para o consumo de mais de 45 milhões de brasileiros. Com a licença de operação válida, a hidrelétrica Santo Antônio contribui com cerca de 4% sobre a carga nacional de energia.

De toda a energia produzida pela geradora, 39,4% são distribuídas para o Sudeste; 24,8% no Sul; 22,3% no Nordeste; 8,7% para o Centro-Oeste; e 4,8% na região Norte. A hidrelétrica está conectada ao Sistema Interligado Nacional (SIN) por meio de duas linhas de transmissão, que ligam a subestação conversora de Porto Velho à subestação de Araraquara, interior paulista. É por meio dessa subestação que a produção é distribuída aos consumidores de diferentes regiões do país. A geradora também está conectada a uma linha específica, implantada pela própria concessionária, que a conecta ao sistema regional Rondônia-Acre da Eletronorte, abastecendo com exclusividade a região com energia produzida em Porto Velho.

Fonte: Canal Energia