Aneel autoriza redução de 13% para MT

Em: 31/03/2017 às 13:53h por

A conta de luz do consumidor em todo o País vai cair até 20% em abril, por conta da devolução de uma cobrança indevida de energia atrelada à usina nuclear de Angra 3. Para os cerca de 1,3 mil clientes da Energisa Mato Grosso, a redução no próximo mês será de 13,17%.

Essa redução, nada tem a ver com o reajuste tarifário anual que a concessionária tem direito a aplicar todo mês abril no Estado. Anualmente, há uma análise por parte da Aneel, sobre custos e investimentos realizados pela Companhia ao longo do ano anterior e o colegiado da Agência determina se haverá concessão de reajuste positivo ou negativo, ou seja, de alta ou redução sobre o quilowatt consumido no Estado, decisão que sempre passa a vigorar no dia 8 de abril. Tanto a decisão sobre o reajuste tarifário que será conhecida na próxima semana, quanto o sistema de Bandeiras Tarifárias para abril (verde, amarela, vermelha) e a redução já concedida de 13,17%, vão influenciar diretamente sobre o custo final do consumo dos mato-grossenses nesse período.

A decisão anunciada ontem 28, pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) atinge todas as distribuidoras de energia, com exceção de apenas três empresas, a Sulgipe, a Companhia Energética de Roraima e a Boa Vista Energia. Em nota enviada na tarde de ontem, a concessionária do Estado, disse estar analisando as determinações da Agência. “Aguardamos a publicação oficial da resolução com todos os detalhes operacionais e documentos que compõem o processo necessário à aplicação da alteração tarifária, para poder informar, com exatidão, números e efeitos diretos em cada empresa, que valerá apenas para o mês de abril. A Energisa reforça que aplicará integralmente todas as determinações contidas na resolução homologatória”.

Fonte: Diário de Cuiabá / Agência Estado