Proposta quer aliar prática esportiva e economia de luz

Em: 24/03/2017 às 14:06h por

Projeto de lei do vereador Rinaldi Digilio (PRB) propõe a criação do Programa Municipal Pedalando e Gerando Energia Limpa em São Paulo. Ainda não há data que o PL nº 142/2017 seja votado em plenário na Câmara Municipal.

A proposta prevê a instalação de bicicletas ergométricas geradoras de energia nas academias ao ar livre de parques e praças públicas da Capital. Além de estimular a prática esportiva, o uso das chamadas EcoBikes iria ajudar a administração na economia de energia elétrica.

Por meio das pedaladas dos usuários, a bicicleta gera energia elétrica limpa, que pode ser usada no ato, em outro equipamento do local, como na iluminação, ou ser armazenada para uso futuro. Segundo estudos que embasaram o projeto, cada bicicleta pode produzir de 50 até 500 watts por hora de uso, variando de acordo com o modelo ou fabricante. Isso equivale a capacidade de recarga de 100 celulares, ou o funcionamento de dez notebooks ou cinco TVs Led de 32" por uma hora.

"Se tivermos quatro pontos de iluminação pública em uma academia ao ar livre e esses equipamentos conseguirem alimentar 10% das lâmpadas, será um ganho para a Prefeitura e para a cidade", disse o vereador.

Segundo Digilio, o gasto com energia elétrica na iluminação pública, incluindo o consumo em parques e praças, representou em 2015 uma conta de R$ 183 milhões pagos a AES Eletropaulo. Foram consumidos cerca de 540 milhões de kilowatts/hora.

"Nossa ideia é que a Prefeitura não gaste nada. Ao contrário, só economize no gasto com energia elétrica. O prefeito tem valorizado as parcerias com a iniciativa privada e tenho certeza que as empresas terão interesse em colocar seus equipamentos na maior cidade do país e divulgar a ideia para outros municípios e até países", afirmou o vereador.

Fonte: DCI