Relatório da Irena aponta que emissões de CO² podem diminuir até 70% com investimentos no setor de energia

Relatório da Irena aponta que emissões de CO² podem diminuir até 70% c

Em: 24/03/2017 às 14:06h por

O novo relatório da Agência Internacional de Energia Renovável (Irena, na sigla em inglês), apresentado nessa semana durante reunião do G20, na Alemanha, aponta que as emissões mundiais de dióxido de carbono (CO2) relacionadas ao setor de energia poderiam ser reduzidas em 70% até 2050, e completamente eliminadas até 2060.

Para que a previsão otimista se concretize o relatório afirma que a participação das energias renováveis no fornecimento de energia primária teria de aumentar para 65% em 2050, ante os 15% de 2015.

O estudo destaca que a maior parte do potencial de redução de emissões para os próximos anos provém das energias renováveis e eficiência energética, mas todas as tecnologias de baixo carbono (incluindo captura e armazenamento e fontes nucleares) desempenham um papel.

Segundo o relatório, um adicional de US$ 29 trilhões de investimento em fontes renováveis seria necessário até meados do século. Tais investimentos devem proporcionar um estímulo que, associado a outras políticas de apoio ao crescimento, impulsionaria o PIB global em 0,8% em 2050.

Globalmente, o setor energético emitiu 32 gigatoneladas de CO2 relacionados em 2015. Para limitar o aquecimento do Planeta em não mais do que 2 graus Celsius acima das temperaturas pré-industriais até o final deste século, as emissões de gases efeito estufa precisam cair para 9,5 gigatoneladas em 2050, segundo a Agência.

Fonte: Ambiente Energia