Energia hidrelétrica comissionada chegou a 31,5 GW em 2016

Em: 23/03/2017 às 13:06h por

Foram comissionados 31,5 GW de nova capacidade hídrica em 2016, de acordo com relatório " 2017 - Principais Tendências em Hidrelétrica", apresentado pela International Hydropower Association. O valor inclui 6,4 GW de novas instalações de bombeamento, quase o dobro do valor encomendado no ano anterior. No final de 2016, a capacidade total instalada do mundo de energia hidrelétrica atingiu 1.246 GW, incluindo 150 GW de armazenamento bombeado.

A China continua a liderar em termos do volume da nova capacidade hidroelétrica, instalando 11,7 GW em 2016, incluindo 3,7 GW de armazenamento bombeado. O Brasil também viu avanços significativos, instalando 6,4 GW, incluindo a conclusão da UHE Jirau(RO - 3.750 MW). O documento antecede o relatório de 2017 sobre o estado das hidrelétricas, que contará com uma análise mais profunda de temas-chave e atividades regionais, e será lançado no Congresso Mundial de Energia Hidrelétrica de 2017, que acontece em Adis Abeba nos dias 9 e 11 de maio.

De acordo com Richard Taylor, diretor executivo da IHA, os dados mais recentes mostram que o setor está continuando a crescer constantemente em todo o mundo, e está sendo visto um renascimento no desenvolvimento de armazenamento de bombeamento. A transmissão de energia em ultra alta voltagem está conectando a energia hidrelétrica aos mercados, já que o conceito de interconexão global está sendo implementado regionalmente e em uma escala intercontinental para permitir o crescimento maciço de tecnologias de energia renovável para atender à demanda global de energia.

Fonte: Canal Energia