Bandeira amarela influencia em IPCA-15 de 0,15%

Em: 22/03/2017 às 14:09h por

A alta de 2,45% nas contas de energia fez com que o grupo Habitação fosse um dos líderes entre os que mais impactaram o IPCA-15 de março, que teve variação de 0,15%. A energia elétrica foi responsável por 53% do índice, divulgado nesta quarta-feira, 22 de março. O Grupo Habitação saiu de uma variação de 0,18% em fevereiro para 0,64% em março. A alteração da bandeira verde para amarela desde o início do mês, com o consumidor pagando R$2 a cada 100kWh consumidos, é a justificativa para alta nas contas.

O IPCA-15 de março ficou bem abaixo do registrado no mês anterior, de 0,54%. Desde março de 2009, quando o índice ficou em 0,11%, não havia registro de resultado mais baixo para o mês. Sem os efeitos dos reajustes das mensalidades escolares, o grupo Educação teve variação de 0,87%, menor que os 5,17% do mês anterior. Para o cálculo do IPCA-15 os preços foram coletados no período de 14 de fevereiro a 14 de março de 2017 e comparados com os vigentes de 13 de janeiro a 13 de fevereiro de 2017.

Fonte: Canal Energia