Sindicato da Construção, Geração, Transmissão e Distribuição
de Energia Elétrica e Gás no Estado de Mato Grosso
A Enel Green Power concluiu a construção de sua primeira planta eólica no Brasil, localizada na cidade de Morro do Chapéu, (Bahia). O parque eólico Primavera (30MW), é composto por 13 unidades geradoras de 2,3MW, correspondendo a uma capacidade de geração de mais de 145 milhões de kWh por ano.
Primavera é a primeira das três usinas do complexo eólico Cristal, que terá a capacidade instalada total de 90MW, e uma geração esperada de mais de 400 milhões de kWh por ano. Ao todo, o investimento será de 165 milhões de euros.
Com os novos parques, a capacidade instalada da companhia no Brasil é de mais de 120MW, sendo 93MW de fonte hidráulica. Além disso, recentemente, a empresa comercializou 11MW de energia solar no leilão Pernambuco Sustentável, que se somaram aos 503MW que a empresa italiana obteve de 2010 a 2013 em leilões de energia no País, dos quais, 253 MW estão em construção.
A Enel também está construindo os complexos Curva e Serra Azul no Estado da Bahia. As usinas Fontes dos Ventos e Modelo serão as primeiras da companhia em Pernambuco e Rio Grande do Norte. Em energia fotovoltaica, a empresa está implantando uma usina de 1,2MW com a tecnologia de filme fino no Mato Grosso, que irá fornecer energia para a construção de três pequenas centrais hidrelétricas Salto Apiacás, Cabeça de Boi e Fazenda.
O Sindenergia é uma importante voz para as empresas do setor de energia em Mato Grosso, promovendo o diálogo entre as empresas, o governo e a sociedade, com o objetivo de contribuir para o crescimento econômico e a sustentabilidade ambiental