Armazenamento pode mudar modelo de negócios no setor de energia

Em: 21/03/2017 às 14:08h por

Apesar das lacunas que ainda precisam ser preenchidas para tornar viáveis projetos de armazenamento de energia elétrica no Brasil, empresas do segmento de distribuição estão atentas ao que pode representar uma guinada no modelo de negócios. “As distribuidoras estão muito interessadas nessas tecnologias porque elas representam um possível quebra de paradigma para o setor”, explica o consultor em energia e regulação da Associação Brasileira de Distribuidores de Energia Elétrica, Fábio Hage.

A chamada estratégica de pesquisa e desenvolvimento 21, lançada no ano passado pela Agência Nacional de Energia Elétrica, é um termômetro do interesse das companhias elétricas pelo tema. A iniciativa que trata de "Arranjos Técnicos e Comerciais para a Inserção de Sistemas de Armazenamento de Energia no Setor Elétrico Brasileiro" recebeu propostas de 19 empresas, entre geradoras e distribuidoras, para a execução de 29 projetos orçados em mais de R$ 550 milhões. As propostas estão em avaliação pela Aneel, e o resultado da chamada pública deve ser anunciado em abril.

Para o consultor da Abradee, as tecnologias de comunicação e smart grid, a microgeração renovável e distribuída, o armazenamento de energia e a eficiência energética serão os eixos de mudança do atual padrão de funcionamento do setor. Hage destaca que uma característica do setor elétrico é se manter constante em termos tecnológicos, com grau de evolução em seu negócio principal (core business) muito estável comparado a atividades como telecomunicações, por exemplo.

Fonte: Canal Energia