Paraná é mais ‘solar’ do que se pensava, aponta mapa

Em: 21/03/2017 às 14:07h por

A Itaipu Binacional, em parceira com a UTFPR (Universidade Tecnológica Federal do Paraná) e o Inpe (Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais), se prepara para lançar, na segunda quinzena de abril, o Atlas de Energia Solar do Paraná. O estudo vem sendo feito há dois anos e atualiza dados publicados pela primeira vez vinte anos atrás.

Segundo o superintendente de Energias Renováveis de Itaipu, Herlon Goelzer de Almeida, os novos números mostram que o potencial de geração de energia elétrica solar no Estado é maior do que havia sido apontado.

“O detalhamento que fizemos é muito maior, a metodologia é diferente. Na época só de considerou, falando a grosso modo, a incidência ‘perpendicular’ do sol. Agora estamos usando a mesma metodologia usada no mundo todo”, explica.

Uma das conclusões, prossegue ele, é que a metade norte do Paraná tem um potencial de geração igual a do Nordeste brasileiro, enquanto que a metade sul é melhor do que muitos países europeus. “No Nordeste há mais dias de sol que aqui, mas também tem uma temperatura acima dos 28ºC – o que prejudica a geração nas placas solares”, explica.

Na média, a produtividade paranaense é maior do que em 29 países da Europa e 59% superior à média da Alemanha, país com a maior capacidade instalada do mundo.

Segundo Herlon, o Atlas servirá para que interessados planejem em pontos exatos a instalação das placas solares, tanto em residências quanto indústrias ou comércios.

“No Brasil existe a mentalidade de que energia elétrica só pode ser comprada, enquanto que. na verdade cada um pode ser um produtor”, diz.

Fonte: Paraná