Projeto da ONU foca em ações de eficiência energética

Em: 17/03/2017 às 14:00h por

No início do ano passado, o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento no Brasil (PNUD-BR), em parceria com o Ministério do Meio Ambiente, a Secretaria de Mudanças Climáticas e o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável (CBCS), entre outros, lançou um edital de licitação pública internacional para a escolha da empresa que integraria a terceira fase de um dos fomentos do governo federal de apoio ao Projeto “Transformação do Mercado Para a Eficiência Energética no Brasil”, o BRA/09/G31.

Financiado com recursos do GEF (Global Environment Facility) e do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), o objetivo do projeto é promover eficiência energética no setor privado e público, além de capacitar agentes desses dois setores, visando a redução de emissões de gases do efeito estufa (GEE).

O projeto foi dividido em seis etapas. Na primeira, foi realizada uma chamada pública para envio de informações de consumo pelo setor público, na qual foram levantados dados de mais de 300 edifícios. Na segunda etapa, foram escolhidos 20 edifícios com potencial para projetos de eficiência energética. Na terceira fase, que ainda está em andamento, estão sendo instalados medidores inteligentes nos 20 edifícios selecionados. Os próximos passos serão auditorias energéticas e a consolidação da linha de base do benchmarking, além da elaboração de uma ferramenta online com acesso aos resultados para possibilitar que edifícios não participantes possam conhecer sua posição no benchmarking nacional.

A ideia é que as informações proporcionadas otimizem eventuais investimentos em auditoria, comissionamento e retrofit de edifícios, além de servirem como base de comparação para projetos de eficiência energética.

Estima-se que, hoje, no Brasil existam mais de 28 mil prédios públicos dentre as várias tipologias, como escritórios, escolas, hospitais e universidades. Esse setor, portanto, apresenta um grande potencial de contribuição para a redução de emissões de gases de efeito estufa (GEE) e do desperdício de energia.

Fonte: Ambiente Energia