Reservatório de Tucuruí atinge nível máximo

Em: 16/03/2017 às 14:05h por

O reservatório da Usina Hidrelétrica Tucuruí (PA) atingiu 73,91 metros, praticamente o nível máximo que é de 74 metros. Com toda a água disponível, além de estar gerando cerca de 6.500 MW, foi necessário abrir o vertedouro, por onde já estão passando 4.230 m³/s da água do Rio Tocantins armazenada.

Nesta época do ano, quando o vertedouro da Hidrelétrica é aberto, tem início a divulgação de boletins diários, pela Eletronorte, empresa responsável pela operação da usina, para alertar as populações a jusante e a montante da barragem sobre o nível das águas do rio, tendo em vista que a cheia pode atingir áreas próximas às margens.

De acordo com o último boletim, do dia 15 de março, o nível do Rio Tocantins na cidade de Tucuruí é de quase sete metros, e em Marabá, acima dos oito metros e meio. No decorrer do dia o nível em Tucuruí poderá sofrer variações diferentes desta previsão, em função de alteração na programação de geração da usina, sob responsabilidade do Operador Nacional do Sistema Elétrico Brasileiro.

Fonte: Canal Energia