Distribuidoras são pressionadas pelo mercado livre

Em: 15/03/2017 às 14:13h por

img

A retração na demanda por energia no mercado cativo, em parte por causa da migração de consumidores para o ambiente de contratação livre, pressionou os resultados das distribuidoras em 2016 e deve continuar sendo fonte de preocupação neste ano.

Um levantamento feito pelo Valor com os dados operacionais de sete grandes concessionárias de distribuição de energia - Light, Copel, Neoenergia, Energisa, Eletropaulo, EDP Energias do Brasil e Equatorial - mostra que o consumo de energia no mercado cativo caiu, em média, 3,6% no ano passado.

No mercado faturado total das distribuidoras, que considera também a receita de distribuição (chamada "receita fio") e os clientes livres, a queda no consumo foi menos acentuada, de 2%.

Segundo o professor Nivalde de Castro, coordenador do Grupo de Estudos do Setor Elétrico (Gesel), da UFRJ, o crescimento do consumo no mercado livre reflete a migração de consumidores do mercado cativo para o livre, em função dos preços mais atrativos.

"As distribuidoras vêm sofrendo o efeito da retração do mercado devido à crise econômica e também pela migração de consumidores para o mercado livre. Os dois fatores levam a uma sobrecontratação de energia que pode afetar substancialmente o resultado de algumas distribuidoras", afirmou o professor.

Ainda falta a divulgação de dados operacionais de grandes distribuidoras, como CPFL, Cemig e Eletrobras, mas os números que saíram até agora confirmam a tendência apontada pelos dados da EPE do ano passado. Em 2016, o consumo total de energia caiu 0,9% na comparação com 2015. Considerando apenas o mercado cativo, a queda foi de 3,5%, ao mesmo tempo em que o mercado livre teve expansão de 6,8%.

Fonte: Valor Econômico