Mercado vê retorno gradual da demanda de geradores no País

Em: 15/03/2017 às 14:13h por

Após registrar retração de quase 40% das vendas em 2016, o mercado de geradores de energia prevê uma retomada gradual do consumo neste ano. No entanto, a utilização da capacidade instalada do setor ainda deve ficar aquém do desejado no curto prazo.

Empresas da cadeia produtiva estimam que o tamanho desse mercado, no Brasil, gira em torno de 10 mil a 12 mil unidades por ano. Em 2016, as vendas foram de pouco mais de 5 mil grupos geradores.

"As condições político-econômicas afetaram sensivelmente a confiança no País. Nosso segmento amargou uma queda estimada de 30% no ano passado e, em algumas linhas de produtos de maior porte, a retração atingiu 50%", declarou ao DCI o representante comercial da Caterpillar para linha de grupos geradores de pequeno porte, Silvio Santos.

Para o diretor da Cummins Power Generation, José Sampério, o Brasil costumava ser o maior mercado da América Latina neste segmento.

"Até meados de 2014, a disponibilidade de energia elétrica estava abaixo da demanda do País. Com a recessão, a necessidade de energia de back up caiu muito, o que reduziu as nossas vendas", disse Sampério.

De acordo com ele, cerca de 70% das vendas de grupos geradores são destinadas para utilização de emergência no Brasil. O restante é usado na geração contínua, como na ilha de Fernando de Noronha, por exemplo.

O executivo da Cummins conta ainda que, com o boom da economia brasileira há alguns anos, novos concorrentes chegaram ao País, acirrando a competição no mercado local. "Muitas empresas também elevaram a capacidade instalada. Mas em meados de 2015, a demanda caiu rapidamente", complementa.

Fonte: DCI