Tarifa de energia deve ter ajuste até o fim do mês

Em: 15/03/2017 às 14:11h por

As contas de energia da Light e da Enel Rio ainda podem mudar em 2017. Isso porque a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) reconheceu erro que implicou cobrança de até R$ 1,8 bilhão a mais nas tarifas e vai determinar que as distribuidoras devolvam o valor de uma só vez, como forma de desconto nas contas de luz.

O valor se refere a uma cobrança nas contas de luz pela suposta geração de energia da usina nuclear de Angra 3, cuja previsão anterior era entrar em operação em 2016. A usina não ficou pronta, mas, mesmo assim, a cobrança foi feita na tarifa por erro. Esse valor será devolvido, reajustado pela Taxa Selic.

O efeito médio dessa cobrança foi de 1,2% ao mês nas contas, mas o valor pago a mais — e aquele a ser devolvido — variará conforme a data de reajuste pelo qual passou cada distribuidora, quando o erro foi incorporado à conta. Ou seja, o cliente da Enel Rio, que teve a última tarifa definida em março de 2016, deverá receber devolução maior do que o da Light, cuja última conta foi alterada em novembro.

Os reajustes anunciados ontem previam devolução dos valores cobrados equivocadamente ao longo de um ano. Mas, como a devolução foi antecipada para abril ou maio, com pagamento de uma só vez, as tarifas devem ser recalculadas. Se, com o reajuste, uma conta passa de R$ 100 para R$ 110, o valor final deve subir para cerca de R$ 111. Isso ocorre porque parte do que seria descontado da nova tarifa ao longo de um ano já terá sido abatido. As contas exatas devem ser conhecidas no dia 28.

Fonte: O Globo