Bandeira tarifária de energia pode ficar vermelha por mais de 6 meses, diz ex-Aneel

Bandeira tarifária de energia pode ficar vermelha por mais de 6 meses,

Em: 14/03/2017 às 14:02h por

O consumidor de energia elétrica brasileiro pode enfrentar neste ano um período de mais de seis meses de bandeira tarifária vermelha, com uma menor oferta no sistema elétrico gerando uma cobrança adicional nas contas, disse à Reuters nesta segunda-feira o ex-diretor da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) Edvaldo Santana.

O cenário deve-se a mais um ano que caminha para precipitações abaixo da média na região das hidrelétricas brasileiras. As chuvas estão fracas mesmo no período chuvoso, que vai de novembro a abril, disse Santana, que atualmente preside a Associação Brasileira de Grandes Consumidores Industriais de Energia (Abrace), que reúne empresas como Braskem, Dow e Alcoa, entre outras.

O acionamento da bandeira vermelha acontece se o preço spot da eletricidade, ou Preço de Liquidação das Diferenças (PLD), ultrapassar a casa dos 422 reais por megawatt-hora.

Fonte: Reuters