Transferência de projeto de transmissão da Eletrosul está em fase final de negociação

Transferência de projeto de transmissão da Eletrosul está em fase fina

Em: 13/03/2017 às 14:01h por

O presidente da Eletrobras, Wilson Ferreira Jr, informou nesta segunda-feira, 13 de março, que as negociações com a Shanghai Electric para a transferência de um projeto de transmissão arrematado em leilão pela Eletrosul em 2014 estão em fase final. O executivo disse que não poderia antecipar quais serão as condições do acordo com a multinacional chinesa, mas afirmou que o termo de referência da operação deve ficar pronto esta semana. Ferreira Jr participou de reunião no Ministério de Minas e Energia, acompanhado pelo presidente da Eletrosul, Márcio Zimmermann, e por representantes da Shangai.

A operação envolve a transferência da concessão do lote A do leilão 004/2014, sem qualquer pagamento à estatal. O projeto prevê a implantação de 2,1 mil quilômetros de linhas de transmissão e de oito subestações, além da ampliação de 13 subestações existentes. O investimento previsto em 2014 era de R$ 3,27 bilhões.

As instalações vão permitir a interligação à Rede Básica do Sistema Interligado do potencial eólico do Rio Grande do Sul. A proposta da empresa chinesa foi apresentada em chamada pública aberta pela Eletrosul para o repasse integral do lote A do certame. Em nota publicada em janeiro, a subsidiária informou que poderá assumir participação acionária de até 25% em etapa posterior.

Fonte: Canal Energia